Blog - Interligue Tecnologia
604, 2016

PORQUE VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR COM A PRODUTIVIDADE DE SUA EQUIPE EXTERNA.

abril 6th, 2016|Categories: VENDAS EXTERNAS|

Gestores de vendedores externos e técnicos sabem o quanto é difícil gerenciar pessoas que estão muitas vezes em outras cidades e estados. Os desafios são grandes e a os resultados podem diminuir a qualquer eventual crise, interna ou externa. Montar uma equipe externa em sua empresa precisa de muita atenção, primeiramente porque não é barato. Os custos são elevados e caso o investimento não seja feito com planejamento a chance de você perder dinheiro é muito grande. Os resultados também são lentos, ou seja, o retorno sobre o investimento pode levar um longo tempo. Outro ponto importante é que pode ser um departamento extremamente estressante para a empresa. Afinal, é muito mais difícil inserir esse colaborador externo na cultura da empresa. Portanto se você está planejando montar uma equipe externa, leve em conta dos esses fatores, pois o gerenciamento definitivamente não é fácil. O grande problema é que pouquíssimos gestores se atentam em medir a produtividade e focar seus esforços em aumenta-la no Brasil. Apesar de ser um assunto que está na boca dos CEO’s e CFO’s, poucas empresas adotaram essa prática no dia a dia. Para equipes externas então o cenário é pior. Abaixo vou listar algumas ações que você pode implantar em sua equipe externa, para medir e aumentar a produtividade. Se você não sabe onde estão seus colaboradores, o gerenciamento fica comprometido Se o gestor não sabe onde estão os funcionários externos, como ele pode medir a produtividade? Como ele pode evitar atrito com os colaboradores? A confiança fica estremecida e a gestão comprometida. Por isso o primeiro passo é ter a localização da sua equipe em tempo real. Isso evita conflitos entre gerencia e funcionários, otimiza o trabalho e organiza a equipe por áreas (se for o caso do seu negócio). Quem executa mais atividades? Se você não sabe quem é o colaborador que mais executa atividades com certeza os resultados estão abaixo do que podem ser. É natural que a equipe externa seja heterogênea e possua colaboradores em níveis diferentes. Mas se você não sabe exatamente quem são os mais produtivos (em dados estatísticos) dificilmente você irá conseguir aumentar o rendimento dos outros. Isso se dá pelo fato de que treinar sua equipe não necessariamente tem a ver com conhecimentos unicamente técnicos. Ou seja, meça a produtividade e veja o que pode ser feito para sua equipe se tornar homogênea e que traga muito mais resultados no médio e longo prazo. Invista em tecnologia Hoje a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Ela traz milhares de benefícios para nós, porque não utiliza-la em sua empresa? Você já parou para pensar com ela deixa sua vida pessoal mais produtiva? Vamos utilizar um exemplo: a 20 anos atrás era muito mais difícil chegar a um endereço novo. Você tinha que pedir referências, ajuda e orientação. Hoje basta ligar o Waze ou o Google Maps e pronto, ele te leva até a porta do local desejado. Você como um gestor empreendedor não pode deixar de usar ferramentas poderosas para a gestão da sua equipe. Com elas você poderá medir produtividade, diminuir o tempo de decisão e ter dados eficientes sobre sua equipe. Treine-os A produtividade de uma equipe externa está intrinsicamente ligada ao nível de dedicação e conhecimento dos funcionários. Por isso sempre mantenha-os atualizados sobre novidades e faça avaliações constantes de conhecimento. Motive-os Como já disse, colaboradores externos não ficam na empresa na maior parte do tempo, o que dificulta integra-los a cultura e motiva-los. Por isso dedique um tempo para entender o ser humano. Você como gestor deve estar preocupado com os resultados, mas o que acontece na vida pessoal do funcionário impacta diretamente sua produtividade. Neste vídeo falamos um pouco sobre como você pode não perder bons colaboradores.   A produtividade de sua equipe externa é essencial para o sucesso de sua empresa. E o Interligue Vendas pode ser essencial nesse processo. Com ele você consegue ter uma gestão completa da sua equipe externa e aumentar em até 35% a produtividade.

604, 2016

7 PASSOS PARA O SUCESSO DA FORÇA DE VENDAS

abril 6th, 2016|Categories: VENDAS EXTERNAS|

Uma força de vendas que gere resultados é a base para o crescimento do negócio. Para atender as necessidades do mercado e aumentar a produtividade da equipe é preciso estar atento a alguns pontos. 1. Ter o controle dos processos de vendas O controle das vendas ajudará a equipe a identificar as ameaças, bem como as oportunidades de negócio. Entender o ciclo de vendas e ter uma boa gestão de informações de cada processo faz a equipe entrar em sinergia e vender mais. 2. Conhecimento das necessidades dos clientes É preciso que o gestor incentive sua força de vendas a conhecer o mercado e se relacionar com os clientes. Saber os detalhes que influenciam a compra de cada cliente e identificar as reais necessidades de cada caso aumenta a credibilidade da marca. Uma marca se consolida quando faz um trabalho relevante. É preciso ajudar o cliente e não simplesmente vender. 3. Bom relacionamento com clientes ativos Os clientes ativos são a melhor fonte de pesquisa para uma empresa, pois eles sabem os pontos em que seu produto precisa se desenvolver e qual é o seu diferencial no mercado. Entender o que pensam os clientes é traçar novas oportunidades para o negócio. Além disso, clientes ativos satisfeitos também são a melhor propaganda do seu produto. 4. Pós-venda Em muitos casos a falta de assistência pós-venda acaba levando seus clientes a buscarem a concorrência. Manter o cadastro de clientes atualizado e tomar a iniciativa de procurá-los após a venda aumenta o nível de satisfação com o serviço. Empresas de grande porte geralmente trabalham com uma central de telemarketing, mas os pequenos negócios hoje tem diversas facilidades e podem fazer o pós venda a través do contato online. 5. Treinamentos de equipe Vendedores preparados têm uma taxa maior de conversão de clientes. Os treinamentos motivam os vendedores e geram um clima de cooperação na equipe. Veja os principais pontos de um bom treinamento para vendas. 6. Investimentos em tecnologia Ferramentas tecnológicas que permitam coletar, armazenar e processar dados referentes às vendas são fundamentais para crescimento do negócio. Investindo em tecnologia é possível ter acesso a mais informações em menos tempo. Além de investimento em softwares, é possível utilizar outras ferramentas  que ajudam a reduzir os custos. 7. Mobilidade nas vendas A mobilidade é essencial para agilizar os processos e aumentar a produtividade da equipe. Imagine que o vendedor vá visitar um cliente e não possa acessar os sistemas da empresa via tablet, smartphone ou notebook. A possibilidade de andamento dos pedidos em qualquer lugar e qualquer horário torna a venda mais efetiva. Conheça nossa solução e veja como a mobilidade pode ajudar sua equipe

604, 2016

4 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE PARA MOTIVAR SUA EQUIPE EXTERNA!

abril 6th, 2016|Categories: VENDAS EXTERNAS|

Mais de dois terços dos funcionários brasileiros não estão engajados e motivados em seu trabalho. Isso representa cerca de 25% em receitas para a maioria das empresas no Brasil. Ou seja, você perde muito dinheiro por sua equipe não estar motivada. Isso não é uma realidade exclusivamente brasileira, estima-se que os EUA percam cerca de 500 Bilhões de dólares por ano com esse problema crônico que atinge o mundo moderno. No Brasil essa situação não deve ser muito diferente. A boa notícia é que muitas empresas em todo o mundo já começaram a olhar para este problema. Algumas empresas como o Google já implantaram uma série de ações para reduzir as percas e aumentar a produtividade. Dentre as ações estão a implantação de mais flexibilidade para os colaboradores, modelos colaborativos de trabalho, ambientes agradáveis e até mesmo massagens e lavanderia grátis para os colaboradores. No entanto só isso não basta, o problema é muito mais profundo. Poucas empresas conseguem de fato transmitir sua missão, visão e valores para seus funcionários, nem mesmo líderes de equipes possuem isso claro e definido, tornando a situação muito mais complexa. Abaixo vamos listar 4 coisas que você poderia começar a fazer para mudar esse cenário. 1 – Comunique a visão e missão da empresa a todos (sem exceção) A grande maioria dos colaboradores de hoje precisam sentir um proposito por estar executando aquela função na equipe. Principalmente a geração Y. Um estudo da Levo League mostrou que 84% das pessoas da geração Y classificaram como “proposito” o principal motivo de escolherem ou não um trabalho. Isso mostra que as pessoas hoje querem trabalhar em empresas que definitivamente mudam o mundo. E acredite, sua empresa faz isso, melhorando a vida dos clientes. Isso pode parecer clichê mas nenhuma empresa sobrevive no mercado se não melhorar a vida de alguém. Mas essa visão deve ser compartilhada com seus colaboradores, eles devem sentir isso ao executar uma tarefa ou participar de um projeto. Isso se faz em duas etapas, a primeira é comunicar a missão de sua empresa a seus colaboradores e a segunda é mostrar o proposito disso na vida dos clientes. Essa visão vai mostrar que a atividade do seu colaborador é essencial para a execução da missão. Trará mais engajamento e motivação. Se você não apresenta os valores da empresa para todos os colaboradores está literalmente perdendo dinheiro. O “relatório de grandeza” da Achieves mostrou que as percas são enormes com colaboradores pouco engajados. Se o seu colaborador é motivado apenas com premiações alguma coisa está muito errada, principalmente no que tange a missão da empresa. É muito interessante ver companhias que conseguiram implantar isso em seus colaboradores. Ressalto um cliente da Interligue Vendas, a PCTEL. Eles desenvolvem uma bussola interna que guia todos os passos e atitudes em prol da empresa e da missão que ela realiza. 2 – Criar um canal de feedback Se o seu colaborador tem um canal de comunicação com seu líder, tudo se torna mais simples. O canal de comunicação a que me refiro não é “poder conversar sempre que quiser” apenas. É muito mais amplo. Liberdade de propor novas soluções para os problemas e até mesmo melhorias em projetos. Como dissemos no item anterior, é importante que o seu colaborador se sinta parte importante do projeto. Muitas empresas fazem avaliações anuais de desempenho. Nessas avaliações elas mostram como o colaborador evoluiu, onde ele precisa melhorar e o que ele deve fazer para almejar novos cargos dentro da empresa. Até os anos 90, isso servia muito bem, mas as pessoas mudaram. Hoje não basta apenas um feedback por ano, um plano de cargos e salários e etc. O colaborador precisa de muito mais para se manter engajado, vislumbrar um futuro dentro da empresa e se dedicar ao máximo. É meu amigo, as coisas hoje não são tão simples como eram no passado. Por isso crie espaços de comunicação, como reuniões em grupos, avaliações pessoais e da empresa, uma intranet pode resolver muito dos seus problemas se ela for bem utilizada. 3 – Celebre as pequenas vitórias Empresas tendem a comemorar resultados apenas no fim do ano com a “confraternização” ou apenas em fechamento de grandes negócios ou finalizações de projetos muito longos. Mesmo empresas menores, os colaboradores possuem uma lista de afazeres tão grande que acabam deixando de celebrar pequenas conquistas. Isso pode trazer um sentimento de exaustão para sua equipe. É importante relaxar e interagir com outras pessoas da empresa. Por exemplo, se alguém que possui dificuldade de falar em público faz uma apresentação é motivo para comemoração ou se um novo colaborador irá integrar a equipe. Isso irá dinamizar as relações entre os membros da equipe, trazendo resultados positivos no médio e longo prazo para a companhia. Não é necessário, festas, salgadinhos e apitos, muitas vezes uma salva de palmas para a equipe por ter conseguido uma pequena conquista já basta. A interação entre os membros de sua equipe é essencial para o sucesso do empreendimento. Na Apple, uma das maiores empresas do mundo, eles construíram salas comunais para que os colaboradores pudessem trocar ideias na hora do cafezinho ou do lanche. Foram a partir dessas conversas que produtos incríveis começaram a ser modelados na empresa. Por isso, seus funcionários com certeza podem agregar muito ao negócio se possuírem essa conexão. 4 – Reconhecimento memorável e significativo Como já dissemos se você ainda acha que irá conseguir motivar seu colaborador a trabalhar por um proposito apenas oferecendo dinheiro, você não irá conseguir o resultado esperado. No dia em que você não oferecer a recompensa ele irá desmotivar novamente. Estudos indicam que as pessoas são mais felizes quando gastam o dinheiro com o “viver” do que com o “ter”. Por isso você pode oferecer momentos para seus colaboradores, como um jantar, viagens e etc. Isso ficará guardado na memória dele e irá criar um sentimento de gratidão que apenas “dinheiro” não iria fazer. Você pode motivar sua equipe externa implantando facilmente esses processos em sua empresa. Garanto que os resultados a médio e longo prazo irão trazer novas perspectivas para você. Para gerenciar sua equipe externa e implantar qualquer modelo de meritocracia e bonificação você pode acompanhar o rendimento de cada um com o Interligue Vendas. Ele é grátis para até 3 pessoas.

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6 MOTIVOS PARA VOCÊ COMEÇAR A CONSIDERAR O USO DE APLICATIVOS NA SUA EMPRESA.

abril 6th, 2016|Categories: VENDAS EXTERNAS|

O mercado de aplicativos tem crescido muito rapidamente nos últimos anos. Whatsapp, Facebook, jogos em geral, Instagram dentre muitos outros estão presente em milhões de dispositivos no mundo todo. As pessoas estão cada vez mais grudadas nos tabletes e celulares. Por isso tem surgido a seguinte pergunta: como essa nova ferramenta pode ajudar o líder e a empresa no dia a dia? Existem aplicativos que podem aumentar a produtividade da minha equipe? E a resposta é sim. Por isso vamos listar 6 motivos para que você comece a utilizar aplicativos no dia a dia de sua empresa. Atualmente mais de 100 milhões de dispositivos móveis foram adquiridos por empresas em todo o planeta. Isso mostra que muitas organizações já estão observando as vantagens que esse tipo de gestão pode trazer a elas. 1 – Mobilidade e facilidade Você algum dia imaginou que poderia gerenciar sua empresa a distância? Saber como estão as finanças e quantas vendas você realizou no dia? Com os aplicativos móveis isso é possível. Ser informado a cada transação comercial que sua empresa fizer pode ser um diferencial na rapidez em que você tomará uma decisão. Por isso sempre tenha em mente que os aplicativos podem te dar mais mobilidade. 2 – Segurança e praticidade Você já se perguntou quanto tempo e dinheiro foi gasto para armazenar informações em servidores seguros? Atualizações de softwares dentre outras despesas? Muitos aplicativos funcionam na nuvem e as informações ficam a disposição do gestor a qualquer momento. As informações ficam organizadas e garantem que você poderá gerenciar sua empresa ou equipe de forma mais pratica. Aplicativos como Dropbox ou GoogleDrive armazenam arquivos e sincronizam todos os dispositivos que você possui para que eles fiquem acessáveis de qualquer lugar, ou seja, planilhas e documentos nunca mais serão perdidos em atualizações de servidores ou problemas com computadores. 3 – Economia Existem aplicativos que fazem você reduzir o custo de determinados departamentos consideravelmente. O Interligue Vendas é um exemplo disso. Você já imaginou o quanto você gasta com ligações para saber onde estão os membros de sua equipe externa? Qual a média de impressões de ordens de serviço do último ano? Com o aplicativo você abre uma atividade, ela chega no smartphone ou tablete do colaborador e ele realiza a tarefa. O sistema te avisa se ele chegou atrasado, colhe uma assinatura do cliente para confirmar a tarefa e você tem acesso a tudo isso instantaneamente. O Interligue Vendas garante que você faz a gestão da sua equipe externa e reduz em até 30% os custos do departamento. Você pode usar o sistema grátis para até 3 pessoas. Acesse em www.interliguetecnologia.com.br. 4 – Aumento de produtividade Em tempos de crise econômica vivida em todo o planeta, aumentar a produtividade da sua empresa não é uma opção e sim questão de sobrevivência. Existem milhares de aplicativos que podem te ajudar a fazer isso. Existem hoje tecnologias que permitem você controlar o seu estoque, o que precisa ser reposto e o que pode ser feito uma promoção. Aplicativos que te dão o rendimento de cada colaborador, o custo que você tem tido com ele e o que ele tem trazido de resultados para a organização. Informações como essa são muito importantes e você pode ter tudo isso muito mais fácil do que você imagina. Quantos projetos estão abertos neste momento em sua empresa? Você tem a real noção de como está o andamento de cada um? Existem aplicativos de gestão de projetos em que você consegue acompanhar o andamento e o que foi gasto para chegar até ali. 5 – Comunicação interna mais eficiente Murais e cartas estão com os dias contados nas empresas. Imagine uma comunicação muito mais rápida e participativa dentro de sua empresa. Muitas empresas já aderem a grupos de conversas dentro de aplicativos como Whatsapp e o Viber. Lá os gestores informam as novidades e mantém uma comunicação horizontal com sua equipe. Abrir um espaço como este para trocar informações, ideias e experiências pode ser muito útil para você. 6 – Mais vendas Você já teve algum cliente que te perguntou: ei você tem um Whatsapp ou Skype para podermos conversar? Pois é, nos tempos atuais o consumidor anseia por uma comunicação mais pessoal. Esses aplicativos são muito importantes e você pode atender seus clientes a qualquer momento. Crie este tipo de comunicação com seus clientes. O mesmo vale para atendimentos de manutenção e suporte. Imagine seu cliente abrindo um chamado de manutenção via Whatsapp ou Facebook, quanto você economizaria de tempo e recursos? Lembre-se A tecnologia está aqui para ajuda-lo. Você deve sempre pensar em como tirar o maior proveito possível disso. Muitos dos aplicativos possuem um preço muito bom e você pode ter suporte remoto, é o caso da Interligue Vendas – Gestão de equipes externas. Caso você tenha interesse cadastre-se grátis em nosso site.

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